Para divulgar a importância do programa Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, o Comando do 32º BPM (Macaé) realizou na manhã desta segunda-feira (26/08) um evento aberto ao público na Praça José Pereira Câmara, no centro de Rio das Ostras.

Com apoio de representantes da sociedade civil local, várias atividades foram programadas para conscientizar os moradores da cidade sobre a importância do Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, um programa voltado para reduzir os índices de violência doméstica. Fruto de uma parceria com o Poder Judiciário, o programa foi lançado no início deste mês de agosto pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Durante o evento em Rio das Ostras, foram distribuídos panfletos informativos com números de telefones para acionar o serviço e uma série de atividades culturais e recreativas para difundir o tema, como apresentação de grupos de dança e de artes marciais, sessões de maquiagem e corte de cabelo. Houve ainda uma representação teatral para representar mulheres violentadas, através de efeitos de maquiagem.

– Nosso objetivo foi conscientizar a população de que os direitos das mulheres devem ser garantidos e dar um basta nos casos de violência doméstica – explicou o Comandante do 32º BPM, Coronel André Henrique de Oliveira Silva.

As equipes do Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida do 32º BPM atuarão das 8 às 18h, de segunda-feira a sábado para acompanhar os casos de mulheres com medida protetiva. As emergências continuarão sendo atendidas pelo serviço de radiopatrulha, acionado pela sala de operações da unidade.