É preciso estimular os convênios com as prefeituras da Região Metropolitana e do interior para ampliar ainda mais o policiamento preventivo em áreas urbanas, através do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS). Esta proposta foi defendida pelo Secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, General Rogério Figueredo de Lacerda, durante o 1º Encontro de Segurança Pública do Norte e Noroeste Fluminense, promovido na última segunda-feira (02/09) na Câmara de Diretores Lojistas de Campos.

Tendo como convidado especial o Vice-Governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, o evento reuniu comandantes da Polícia Militar, prefeitos, empresários e representantes de entidades civis dos municípios do Norte e Noroeste do estado. A região tem forte potencial de crescimento econômico, por ser o principal polo de petróleo e gás do país, o que demanda um planejamento consistente na área de segurança pública.

– A parceria da Polícia Militar com prefeituras tem sido fundamental para a redução de indicadores criminais. Nossa ideia é expandir o PROEIS em áreas adequadas a este modelo de policiamento preventivo e de proximidade, ou seja, onde há concentração urbana alta, como centros comerciais, por exemplo – explicou o Secretário Rogério Figueredo.

Além de reduzir de forma expressiva a incidência criminal nas áreas urbanas, como furtos, roubos, ameaças, entre outros crimes, e de contribuir para aproximar a sociedade e a Polícia Militar, o PROEIS tem sido um grande aliado dos batalhões encarregados pelo policiamento ordinário das cidades onde o programa é implantado.

– Com a presença dos policiais do convênio nas áreas de maior movimento, os batalhões podem empregar seu efetivo em outras formas de policiamento. Todos são beneficiados – acrescenta o General Figueredo.

Embora seja cada vez maior a compreensão entre os prefeitos sobre a importância do PROEIS para dar mais segurança aos cidadãos e, consequentemente, fomentar as atividades econômicas das cidades, atualmente menos de 20 dos 92 municípios do Rio de Janeiro aderiram ao convênio.

O 1º Encontro de Segurança Pública do Norte e Noroeste Fluminense teve como objetivo aproximar as lideranças políticas e empresariais da região com a área de segurança. O idealizador do evento, o Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar, Coronel Sérgio Amâncio de Souza Porto, percebeu essa demanda por estar permanentemente em contato com gestores dos municípios, principalmente no interior.

– Nossa unidade opera numa rede de mais de 6 mil quilômetros estradas estaduais, que fazem a ligação entre as grandes rodovias federais com as cidades do nosso estado. Além de prestar o serviço de controle do tráfego rodoviário em conjunto com outros órgãos do estado, o BPRv hoje é fundamental para área de segurança pública em geral. Nossos policias fazem o patrulhamento das rodovias, fiscalizam ações de contrabandistas e reprimem o tráfego de armas e drogas – explica o Coronel Porto.