Ref.: Bol da PM n° 183, de 01/10/2019.

O Secretário de Estado de Polícia Militar, atendendo proposta da Diretoria Geral de Saúde (DGS), apresenta a nova Identidade Organizacional da Diretoria Geral de Saúde, bem como o Mapa Estratégico estabelecido para os anos de 2019 e 2020.

Em face da recente assunção de novas competências administrativas, a reorganização da Estrutura Organizacional da DGS e, consequentemente, dos processos de trabalho que compreendem o Sistema de Saúde da SEPM se mostram imperiosos, razão pela qual esforços têm sido empenhados para a formulação e a implementação da nova Estratégia, com vistas à consecução do Plano Estratégico da Diretoria Geral de Saúde.

Destarte, a presente publicação objetiva a formalização das atividades que vem sendo realizadas, principalmente a partir do 2° semestre do ano corrente, voltadas exclusivamente para a identificação, o planejamento e a implementação de ações corretivas e o controle de atividades críticas do Sistema de Saúde da SEPM.

Em adição ao escopo supramencionado, faz-se imprescindível dar publicidade ao público interno deste Órgão Policial Militar, não somente enquanto colaboradores do Sistema de Saúde, seja na assistência ou na administração, mas principalmente como usuários dos serviços prestados, de forma a alcançar a geração de valor almejada por todos os partícipes envolvidos com o referido Sistema.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL DA DIRETORIA GERAL DE SAÚDE – DGS

O ambiente complexo do Sistema de Saúde da SEPM necessita de uma inter-relação sistêmica. Desta forma, o claro entendimento e delimitação de cada uma das Unidades de Saúde é fundamental para que haja alinhamento e concentração dos esforços com objetivo único.

A Identidade Organizacional de uma Organização é constituída dos elementos que a identifica para a sociedade, delimita seu espaço de atuação no segmento proposto, evidencia sua razão de existir e comunica seus valores, além de definir a meta ousada de longo prazo, a sua visão. É destinada tanto para o público interno, envolvendo colaboradores e entidades vinculadas, quanto para o público externo, compreendendo toda a sociedade civil, empresários e governos.

A Diretoria Geral de Saúde reviu a sua Identidade Organizacional e, depois de discussão entre os membros-chave do nível estratégico do Sistema de Saúde, validou as seguintes definições:

——— PROPÓSITO ———

Cuidar da saúde da Família Policial, contribuindo para o seu bem estar e para uma sociedade mais segura e próspera.

——— MISSÃO ———

Planejar, coordenar, normatizar e controlar o Sistema de Saúde da SEPM, oferecendo assistência à saúde com excelência e contribuindo para a qualidade de vida dos policiais militares e seus dependentes.

——— VISÃO ———

Ser referência institucional de alto padrão gerencial no tocante a ações de promoção e assistência à saúde, sendo reconhecida como a primeira opção de cuidado por seus beneficiários.

——— VALORES ———

  1. Ética e compromisso;

  2. Humanização no cuidado;

  3. Qualidade e legalidade na gestão;

  4. Valorização Profissional;

  5. Transparência;

  6. Cooperação.

MAPA ESTRATÉGICO DA DIRETORIA GERAL DE SAÚDE 2019-2020

O Mapa Estratégico da DGS foi desenvolvido após estudo sobre as opções estratégicas que evidenciaram caminhos possíveis para a solução dos desafios apresentados.

Um Mapa Estratégico é uma representação esquemática que organiza e balanceia as estratégias, objetivos e metas da organização em suas Perspectivas. As Perspectivas são as lentes que fundamentam a estratégia da organização e por isso são essenciais para a construção de um olhar integral sobre o seu objeto.

Se as Estratégias, Objetivos Estratégicos e Metas estiverem adequadamente balanceados nas Perspectivas corretas, o Mapa levará ao alcance da Visão de Futuro.

A Diretoria Geral de Saúde definiu as seguintes Perspectivas para a consecução do seu Mapa Estratégico:

  • Perspectiva Orçamentária – Para cumprirmos nossa missão, como devemos gerenciar nossos custos e investimentos e sermos vistos pelos órgãos de controle?

OE-01 – Primar pela análise constante da relação custo-benefício nos processos de compras e contratação de serviços, com rigor no cumprimento dos princípios constitucionais.

OE-02 – Viabilizar a regularidade da cadeia de suprimentos do Sistema de Saúde, mitigando a carência e o desperdício de material médico hospitalar e medicamentos.

OE-03 – Adequar a infraestrutura das Unidades de Saúde, contribuindo para o aumento da capacidade e melhoria da qualidade de atendimento do Sistema.

  • Perspectiva Aprendizado & Crescimento – Para adquirir a capacidade de mudar e inovar, como devemos cuidar dos nossos servidores públicos e colaboradores?

OE-04 – Conferir ao Quadro de Oficiais de Saúde as competências essenciais necessárias para a assunção das funções correlatas à gestão administrativa do Sistema de Saúde.

OE-05 – Preparar os quadros de saúde da SEPM para atuar nas áreas afetas à gestão pública.

OE-06 – Suprir de forma regular o Sistema de Saúde com os recursos humanos necessários à cobertura integral da assistência à saúde do policial militar.

OE-07 – Alcançar um adequado suporte de TIC, que abarque as principais carências de informatização e de gestão integrada do Sistema de Saúde da SEPM.

  • Perspectiva Processos Internos – Para aumentar a qualidade dos serviços à sociedade e reduzir os custos, como devemos promover a melhoria das comunicações e de nossos processos internos?

OE-8 – Alcançar o recadastramento de todos os usuários do FUSPOM e a sistematização dos processos de cadastramento.

OE-09 – Facilitar o acesso dos usuários do FUSPOM aos atendimentos ambulatoriais do Sistema de Saúde.

OE-10 – Diminuir a espera por cirurgias dos pacientes do Sistema.

OE-11 – Reestruturar o Serviço de Atenção à Saúde do Policial (SASP), otimizando o emprego do seu efetivo e das ações preventivas da saúde.

  • Perspectiva Relações Institucionais – Para melhor articular e viabilizar as ações intra e entre órgãos e instituições, como devemos promover as relações entre as demais perspectivas?

OE-12 – Buscar parcerias para viabilizar maior amplitude da assistência aos policiais militares, em todos os níveis da atenção à saúde.

  • Perspectiva Organizacional – Para alcançar a nossa visão, como devemos ser vistos pelos órgãos da administração direta e indireta?

OE-13 – Adequar a Estrutura Organizacional da Diretoria Geral de Saúde ao novo contexto da Gestão do Sistema de Saúde da SEPM.

OE-14 – Revitalizar a Missão e os Princípios e Valores da Gestão do Sistema de Saúde nos Hospitais, Policlínicas e Unidades Básicas de Saúde da SEPM.

  • Perspectiva Usuários do Sistema – Para alcançar a nossa visão, como devemos ser vistos pelos usuários do Sistema de Saúde da SEPM?

OE-15 – Reduzir a morbidade e mortalidade precoce dos usuários do Sistema de Saúde da SEPM e sua demanda por causas evitáveis.

OE-16 – Aprimorar a comunicação e a imagem das Unidades de Saúde da SEPM junto aos usuários do Fundo de Saúde da Polícia Militar (FUSPOM).

——— CONTATO ———

A Assessoria Técnica da Diretoria Geral de Saúde fica localizada no 3°andar do Quartel General. Para o esclarecimento de dúvidas ou apresentação de contribuições, o e-mail de contato é o assessoria.dgspmerj1@gmail.com.