Em mais um importante passo para a recomposição do efetivo da Corporação, o Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP) da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro começou a receber nesta quarta-feira (27/11) mais mil concursados de 2014.
Por ordem de classificação, o primeiro grupo de 500 concursados se apresentou na parte da manhã no CRSP, em Sulacap, e o segundo grupo será recebido na parte da tarde. A lista dos mil concursados foi publicada na edição do dia 25/11 do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, oficializando o ingresso desses novos futuros soldados.
Após a apresentação no CRSP, onde essa parcela de aprovados em 2014 vai regularizar seus documentos para receber a autorização de ingressar no serviço público, os concursados serão incorporados ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) , também divididos em dois grupos de 500. O primeiro se apresentará na quarta-feira da semana que vem (04/12) e o segundo no dia 26/12.
Com o ingresso no CFAP desses mil concursados, sobe para 2.175 o número de alunos em processo de formação, sendo que 198 serão diplomados até o final deste ano.
Embora a Corporação tenha se estruturado para receber de uma só vez os últimos 1.800 candidatos aprovados em 2014 que aguardavam convocação, as regras estabelecidas pela Lei de Recuperação Fiscal (LRF) só permitiam o ingresso este ano de mil concursados. Os 800 restantes do grupo serão chamados no decorrer do primeiro semestre do ano que vem. A LRF proíbe a criação de novas vagas. O ingresso de novos servidores públicos – no caso, policiais militares – é regido pelo critério de vacância.