Num ambiente de mudanças e inovações contínuas, torna-se necessária uma avaliação permanente do fluxo de informações confiáveis e precisas para auxiliar gestores na tomada de decisão.

Com base nesse conceito, que se aplica na moderna administração pública e privada, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro decidiu inserir o tema controle interno nos dois cursos de aperfeiçoamento de oficiais da Corporação: Curso Superior de Polícia (CSP) e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO).

Para levar esse conhecimento fundamental na área de gestão, um ciclo de palestra sobre o tema “Controle Interno” foi ministrado nesta sexta-feira (08/11) na Escola Superior de Polícia Militar (ESPM), como complemento da grade curricular, para os oficiais alunos do CSP (destinado a majores e tenentes-coronéis) e CAO (destinado a capitães).

– Mesmo em níveis diferentes, todos esses oficiais alunos já assumem ou assumirão num futuro próximo funções de gestão na Corporação e precisam estar afinados com esses novos conceitos – explicou a Coronel Adriana Paixão de Almeida, Chefe da Controladoria da Polícia Militar.

A Coronel Adriana foi uma das palestrantes. Falou sobre a Controladoria da Corporação, criada há dois anos, mas que passou recentemente por um profundo processo de reestruturação após a Polícia Militar reassumir o status de Secretaria de Estado.

No mesmo ciclo de palestras na ESPM, os alunos oficiais tiveram a oportunidade de conhecer cada área da Controladoria da PM. Ministraram palestras a Major Jansen, Chefe da Ouvidoria; Major Baptista, Chefe da Seção de Controle Interno; e Major Juan, Chefe da Seção de Atendimento aos Órgãos de Controle Externo. Também participaram como palestrantes três especialistas civis: João Pizzo, Chefe da Subseção de Auditoria da Controladoria da SEPM; Marcos Braga, Assessor Especial da Controladoria Geral do Estado; e Pedro Marques, Auditor da Controladoria Geral do Estado.

Com o mesmo objetivo, foi realizado no dia 22 de outubro último o I Seminário Controle na Vanguarda no auditório do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro sobre o tema “Desafios do Auditor Interno”. Para um público de 250 pessoas, a Coronel Adriana fez uma palestra sobre sua experiência à frente da Controladoria da Polícia Militar. Também ministraram palestras sobre o mesmo tema no seminário especialistas do Corpo de Bombeiros e da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO).