Em nove operações realizadas em comunidades da Região Metropolitana, policiais miliares apreenderam, nas últimas 24 horas, 14 fuzis em poder de criminosos. Com esse expressivo saldo operacional entre a manhã de quinta-feira (05/12) e a manhã de sexta-feira (06/12), sobe para 479 o número de fuzis apreendidos pela Polícia Militar do Rio de Janeiro este ano, superando ainda mais as apreensões feitas durante todo o ano de 2017 (382 fuzis) e 2018 (330 fuzis).

Dos 14 fuzis apreendidos nesse curto espaço de tempo, todos são de fabricação estrangeira, o que confirma a constatação feita por recente estudo da área de inteligência da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro: 94% dessas armas de guerra apreendidas no estado são fabricadas no exterior.

Os 14 fuzis foram apreendidos em operações realizadas na capital, Baixada Fluminense e São Gonçalo. Policiais da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) apreenderam 06 fuzis – 04 nesta sexta-feira, na comunidade de Vila Cruzeiro, Complexo da Penha; e 02 no Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Outros dois fuzis foram apreendidos na capital – um por policiais do 14º BPM (Bangu) na Vila Vintém e o segundo por policiais do 41º BPM (Irajá) na comunidade de Acari.

Três fuzis foram apreendidos por policiais do 39º BPM (Belford Roxo) e um do 24ª BPM (Queimados). Na comunidade de Jardim Catarina, foram apreendidos dois fuzis por policiais de 7º BPM (São Gonçalo).