O planejamento especial para garantir a segurança durante o desfiles dos blocos no último fim de semana (entre sexta-feira, dia 07/02, e domingo, dia 09/02) foi aprovado com louvor. Durante esses três dias, eventos carnavalescos de rua reuniram, somente na cidade do Rio de Janeiro, mais de 500 mil foliões, sem registrar nenhuma ocorrência de vulto. O mesmo aconteceu nas demais cidades do estado que promoveram blocos de rua.

Elaborado pela Subsecretaria de Gestão Operacional da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, o planejamento para a capital mobilizou mais de dois mil policiais e 58 viaturas. Integraram o planejamento equipes do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Uma aeronave do Grupamento Aeromóvel (GAM) sobrevoou as áreas de maior concentração para fornecer imagens em tempo real às bases do Centro de Operações.

O planejamento para garantir a segurança de foliões e cidadãos é um reforço a mais no policiamento já previsto na Operação Verão 2019/2020, empregado na capital e nas demais cidades litorâneas do estado, que, nesse período do ano, recebem grande número de turistas. Tanto na capital como no interior, o planejamento da segurança é compartilhado e executado em conjunto com outros órgãos do estado e das prefeituras municipais.

Na cidade do Rio de Janeiro, principal polo carnavalesco do país, foram realizados 18 eventos carnavalescos durante o último fim de semana, alguns deles de grande porte, como a Banda de Ipanema, no sábado à tarde, e o Carnaval Square (liderado pela cantora Cláudia Leite), na manhã do domingo.
Nas áreas de desfile e apresentação dos chamados megablocos, a Polícia Militar adotou a expertise de controle preventivo já empregado nos grandes eventos sediados no Rio de Janeiro nos últimos anos. Nos pontos de bloqueio próximos ao local de cada evento, os policiais miliares, munidos de detectores de metais, fazem triagem para impedir o ingresso o ingresso de foliões com garrafas, patinetes, carrinhos e outros objetos que possam pôr em risco a segurança.

Nesse final de semana, os foliões, salvo raríssimas exceções, fizeram a sua parte em prol da segurança pública, contribuindo assim para que os desfiles de blocos sejam apenas espaço de alegria e diversão.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

Durante todo o período carnavalesco, os foliões devem sempre seguir algumas recomendações básicas:
– Dê preferência ao transporte público.
– Beba moderadamente e esteja sempre ciente das consequências. Se beber, não dirija.
– Tenha cuidado a comprar bebidas no evento, certifique-se a embalagem está realmente lacrada.
– Evite comentar em público o local em que reside ou está hospedado.
– Antes de sair de casa, alimente-se bem. Dê preferência para comidas leves.
– Dê preferência a se divertir em grupo, sempre acompanhado de pessoas da sua confiança.
– Em caso de qualquer acontecimento de violência, roubo ou perda, não haja sozinho(a), procure a ajuda de um policial militar ou agente público.