Em mais um final de semana do período carnavalesco na capital e nas demais regiões do estado, policiais militares estão nas ruas para garantir a segurança de foliões e cidadãos.

Além do reforço de policiamento empregado já previsto na Operação Verão 2019/2020, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro montou um planejamento adicional para atender a demanda prevista na organização do carnaval de rua, em conjunto com outros órgãos do estado e das prefeituras municipais.

Na cidade do Rio de Janeiro, principal polo carnavalesco do país, estão previstos para este final de semana desfile de 14 grandes blocos em todas as regiões da cidade. Nas áreas por onde vão desfilar os chamados megablocos, como o Carnaval Square (liderado pela cantora Cláudia Leite), a Polícia Militar adotará a expertise de controle preventivo já empregado nos grandes eventos sediados no Rio de Janeiro nos últimos anos.

Haverá pontos de bloqueio com policiais munidos de detectores de metais. Também não será permitido o ingresso o ingresso de foliões com garrafas, patinetes, carrinhos e outros objetos que possam pôr em risco a segurança.

Os foliões também devem fazer a sua em prol da segurança pública, contribuindo assim para que os desfiles de blocos sejam apenas espaço de alegria e diversão.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

– Dê preferência ao transporte público.
– Beba moderadamente e esteja sempre ciente das consequências. Se beber, não dirija.
– Tenha cuidado a comprar bebidas no evento, certifique-se a embalagem está realmente lacrada.
– Evite comentar em público o local em que reside ou está hospedado.
– Antes de sair de casa, alimente-se bem. Dê preferência para comidas leves.
– Dê preferência a se divertir em grupo, sempre acompanhado de pessoas da sua confiança.
– Em caso de qualquer acontecimento de violência, roubo ou perda, não haja sozinho(a), procure a ajuda de um policial militar ou agente público.