Nota da PM sobre ação conjunta do 6ºBPM com as UPP´s

A propósito da reportagem publicada na edição desta sexta-feira (dia 16/6/2017) do jornal O Globo intitulada “PMs de UPPs da Tijuca agora patrulham também asfalto”, o comando da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vem a público esclarecer alguns pontos que possam ter ficado obscuros:
1)A ação conjunta entre policiais militares da 6ª Área Integrada de Segurança Pública faz parte da estratégia de segurança do estado, que, entre outros objetivos, propõe estreita integração entre as forças de segurança, sejam da esfera estadual, federal ou municipal. No caso específico, assim como policiais dos batalhões são chamados para dar apoio aos seus companheiros das UPPs, o inverso também pode e deve ocorrer.
2)A operação conjunta realizada na 6ª AISP teve início na noite da última quarta-feira e se estenderá até o início da madrugada de segunda-feira próxima. Ações integradas entre policiais dos batalhões e das UPPs têm objetivo de ampliar o policiamento ostensivo e serão realizadas em outras áreas da cidade onde há unidades pacificadoras.
3) A experiência começou pela 6ª AISP justamente pelo bom desempenho das UPPs da área, que vêm obtendo ótimos resultados, tanto na pacificação das comunidades como na aproximação dos policiais com os moradores, dois pilares fundamentais do programa de segurança implantado em 2008.
4)Não obstante a problemas pontuais, que estão sendo objeto de avaliação e estudo, o programa das UPPs não será extinto, pois, onde foi implantado, atingiu seu principal objetivo: retomar o território em poder do crime organizado.